segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Jornalismo colonizado esquece o 11 de setembro do Chile



É triste constatar a má qualidade do jornalismo colonizado brasileiro, que insiste em só macaquear a pauta de notícias vindas dos EUA e Europa, e vira as costas para a América Latina.
Tudo bem que os 10 anos do atentado que derrubou as torres gêmeas sejam lembrados, com a devida importância histórica.


Mas dentro de um noticiário que gastou horas e horas sobre o ataque de Bin Laden, durante toda a semana passada nos diversos telejornais de diversos canais, é lamentável que alguns canais de TV não dedicaram nenhum minuto para falar sobre os 38 anos do golpe de estado no Chile que assassinou Salvador Allende e levou ao poder o ditador Pinochet com apoio dos EUA. Aconteceu na mesma data de 11 de setembro (em 1973).


Milhares de pessoas realizaram passeata no centro da capital, Santiago, em homenagem às vítimas da ditadura de Pinochet. Houve protestos e confrontos com a polícia, como acontece em outros anos. Mas neste as manifestações de rua já vinham acontecendo há meses, com a insatisfação popular contra o atual presidente Piñera, e com protestos estudantis pela educação pública.


Um grupo de encapuzados entrou em choque com a polícia. Alguns manifestantes lançaram pedras e queimaram pneus. Os policiais reagiram lançando gás lacrimogêneo e jatos d’água.
Por

Nenhum comentário: