quinta-feira, 14 de julho de 2011

Começa nova perfuração do pré-sal em Santa Catarina





A empresa QGEP, subsidiária da Quieroz Galvão, que detém a parcela minoritária (30%) de um bloco exploratório (o BM-S-12) operado pela Petrobras (que possui 70%), anunciou o ínício da perfuração de um poço exploratório no litoral de Santa Catarina, para a prospecção de jazidas de petróleo no pré-sal.
Trata-se de um outro reservatório, em uma área ainda não dimensionada, em área que foi licitada ainda no Governo Fernando Henrique e onde a Petrobras achou indícios de petróleo em 2008. É um enorme avanço na exploração da parte sul da área do pré -sal, onde já existem os campos de Tiro e Sidon, em início de produção, e Caravelas e Cavalo Marinho, em prospecção.
A perfuração, que durará seis meses, vai ultrapassar os seis mil metros é uma ação caríssima, como todos os poços pioneiros. Só de olhar a foto da plataforma Ocean Baroness, cuja foto está aí no post, você pode imaginar a quantidade de dinheiro para alugar um equipamento destes, que será usado quando o poço atingir 2 mil metros, menos de um erço da profundidade final. E vai ser feita pela “sócia” do bloco por um arranjo que permite direcionar a capacidade de mobilização de recursos da Petrobras para outras áreas, onde a empresa ainda não acumulou conhecimento exploratório.
E, claro, para que ainda reste fôlego à nossa empresa estatal para não deixar que se vão totalmente as áreas fora do pré-sal que a ANP tenta licitar ainda este ano, sem necessidade, numa atitude que está fazendo com que a presidenta Dilma, com sabedoria, exija mais prudência antes de serem concedidas.


Nenhum comentário: