sexta-feira, 29 de julho de 2011

Somente 28 dos 572 não levaram falta no Plenário



Três dias por semana. Eis o número de compromissos semanais obrigatórios para os parlamentares em Plenário - em algumas ocasiões, motivos como falta de acordo entre base e oposição e eventual morte de alguma autoridade tornam a semana legislativa improdutiva. Caso não haja justificativa para a ausência (saúde, missão oficial, compromisso partidário) em sessões deliberativas, quando há votação de projetos variados, a falta é computada e há o desconto no salário.
Dos 572 deputados que exerceram mandato em algum momento nos últimos seis meses, apenas 28 compareceram a todos os dias de sessões plenárias destinadas a votação. O número corresponde a pouco mais que 5% do total de congressistas que passaram pela Câmara neste ano. Desses, 15 são novatos. Entre os parlamentares desse grupo estão celebridades como Tiririca (PR-SP) e Romário (PSB-RJ). Do DF, apenas Reguffe (PDT) figura na lista elaborada pelo site Congresso Em Foco
A maior bancada partidária da Casa - o PT, com 86 deputados - teve apenas um representante: o novato Jesus Rodrigues (PI). O partido com maior número de assíduos é o PDT, com seis deputados. O PMDB vem em segundo, com cinco, seguido do PR e PSB, com três; DEM e PSDB, com dois, e PCdoB, PRB, PTB, PTC, PTdoB e PV, com um.
Parlamentar de primeiro mandato, Reguffe diz que comparecer às sessões plenárias é o mínimo que um congressista deve fazer no exercício do mandato.
"Na minha opinião, deveria ter sessão todos os dias. Só tem votação terça, quarta e quinta, e o mínimo que os parlamentares devem fazer é estar presentes nesses três dias",

Nenhum comentário: