segunda-feira, 25 de julho de 2011

O que faz Dilma sorrir?

Galinha Pintadinha, paródias na internet e novelas. Mas também música clássica, muita leitura e um bom vinho. Saiba como a presidente se diverte no dia a dia.



Uma galinha azul de pintinhas brancas com saia laranja desfila ao lado do galo de paletó na televisão da sala. As sátiras de broncas homéricas levadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, são repetidas na internet. Charges do cartunista Chico Caruso viram fontes de galhofa constante. O telefone do trabalho é até usado para fazer pirraça com um amigo. Todas essas cenas são constantes em um ambiente bastante improvável: o da presidente Dilma Rousseff, que gosta de passar a imagem da gerentona sisuda que não pensa em nada além de resultados.


Mas por trás de toda a rigidez e do sorriso difícil, está uma avó antenada nas tendências do neto Gabriel, que nasceu em plena campanha eleitoral, louco pela febre dos vídeos da Galinha Pintadinha — invenção de dois publicitários paulistas que, desde 2009, faz a cabeça de bebês e crianças do país inteiro. Obrigada a assistir aos vídeos sempre que está ao lado de Gabriel e da filha, Paula, Dilma conhece todas as músicas em detalhes e, sempre que encontra uma brecha, conversa com seus auxiliares sobre o musical que está na segunda versão em DVD.

A sacada dos criadores, Juliano Prado e Marcos Luporino, foi usar desenhos bem simples, mas bastante coloridos sobre a galinha que usa saia e o galo de paletó, com músicas bastante conhecidas do cancioneiro popular. Mas hoje, praticamente, todas as famílias com criança de até 2 anos conhecem a turma da Galinha Pintadinha.


Quem trabalha com Dilma relata que sua capacidade de raciocínio e de absorção de novos conteúdos é impressionante. E quem vê a presidente de longe não imagina também que Dilma possa ter senso de humor, mesmo sendo alvo de sátiras. Enganam-se. Assessores relatam que ela deu muitas risadas com o vídeo que ironizou um "pito" que ela deu em Mantega por ele ter "deixado" a inflação chegar a 6%. O ponto alto do vídeo é quando o humorista que imita Dilma diz pelo telefone ao ministro: "Guido, você não tem que chorar, tem que resolver". O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), não se espanta com o humor da presidente. "Esse vídeo é muito a cara dela", disse, enfatizando o "muito".


A diferença entre o humorista que a imita na internet e a vida real são os palavrões. Dilma não se escora em termos de baixo calão para dar broncas. É ríspida e dura. Afinal, além da cultura pop — incluindo algumas novelas, novas e reprisadas —, há espaço para erudição. Leitora ávida, gosta de escutar música erudita, acompanhada por um bom vinho.


Do Correio Braziliense



Nenhum comentário: