

Mas por trás de toda a rigidez e do sorriso difícil, está uma avó antenada nas tendências do neto Gabriel, que nasceu em plena campanha eleitoral, louco pela febre dos vídeos da Galinha Pintadinha — invenção de dois publicitários paulistas que, desde 2009, faz a cabeça de bebês e crianças do país inteiro. Obrigada a assistir aos vídeos sempre que está ao lado de Gabriel e da filha, Paula, Dilma conhece todas as músicas em detalhes e, sempre que encontra uma brecha, conversa com seus auxiliares sobre o musical que está na segunda versão em DVD.
A sacada dos criadores, Juliano Prado e Marcos Luporino, foi usar desenhos bem simples, mas bastante coloridos sobre a galinha que usa saia e o galo de paletó, com músicas bastante conhecidas do cancioneiro popular. Mas hoje, praticamente, todas as famílias com criança de até 2 anos conhecem a turma da Galinha Pintadinha.
Quem trabalha com Dilma relata que sua capacidade de raciocínio e de absorção de novos conteúdos é impressionante. E quem vê a presidente de longe não imagina também que Dilma possa ter senso de humor, mesmo sendo alvo de sátiras. Enganam-se. Assessores relatam que ela deu muitas risadas com o vídeo que ironizou um "pito" que ela deu em Mantega por ele ter "deixado" a inflação chegar a 6%. O ponto alto do vídeo é quando o humorista que imita Dilma diz pelo telefone ao ministro: "Guido, você não tem que chorar, tem que resolver". O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), não se espanta com o humor da presidente. "Esse vídeo é muito a cara dela", disse, enfatizando o "muito".
A diferença entre o humorista que a imita na internet e a vida real são os palavrões. Dilma não se escora em termos de baixo calão para dar broncas. É ríspida e dura. Afinal, além da cultura pop — incluindo algumas novelas, novas e reprisadas —, há espaço para erudição. Leitora ávida, gosta de escutar música erudita, acompanhada por um bom vinho.
Do Correio Braziliense
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