terça-feira, 26 de julho de 2011

Dinheiro do Pentágono acabou com talibãs




Para quem acha que esse assunto corrupção é exclusivo de país subdesenvolvido, é bom ler esta: o dinheiro de um bilionário contrato de transporte do Exército dos EUA no Afeganistão acabou chegando nas mãos dos talibãs, admitiu hoje o porta-voz do Departamento de Defesa ,coronel David Lapan .
Segundo a Associated Press, a descoberta foi feita por uma força-tarefa dos EUA montaram em Cabul, capital afegã, um ano atrás para melhorar a contratação, disse. É consistente com um relatório do Congresso no verão passado que disse empreiteiros caminhões pagar dezenas de milhões de dólares anualmente para os senhores da guerra locais em todo o Afeganistão em troca de guarda comboios de abastecimento.
O contrato, conhecido como Host Nation Trucking , de US$ 2,1 bilhões pelo qual oito empresas, através de outras subcontratadas, fazem o transporte de alimentos, água, combustível e munição para as tropas americanas estacionadas em bases em todo o Afeganistão. Um dos caminhos do desvio de dinheiro para os talibãs eram os pagamentos que faziam a chefes locais para que permitissem a passagem dos comboios de caminhões.
A investigação encontrou “envolvimento em um empreendimento criminoso ou de apoio do inimigo” em quatro das oito empresas que têm o contrato atual, segundo revelou o The Washington Post, primeiro a publicar a história, no domingo. As empresas contratadas estavam envolvidas também em lavagem de dinheiro, lucro, propinas e fraudes de documentos.


Nenhum comentário: