domingo, 3 de julho de 2011

Lula em Angola




Na quinta-feira, Lula visitou as obras de um grande programa habitacional do governo angolano chamado Programa de Realojamento das Populações (PRP). Foi na nova cidade do Kilamba Kiaxi, onde está em construção 20 mil apartamentos, 24 creches e jardins de infância, 9 escolas primárias e 8 secundárias, além estacionamento, pontos de ônibus e lojas.


Na sexta-feira, Lula almoçou com o presidente do país, José Eduardo dos Santos.


Depois fez uma palestra com o tema “Desenvolvimento do Brasil: um modelo possível para África”, dentro das comemorações do décimo aniversário do Centro de Estudos Estratégicos de Angola (CEEA).


Na palestra, Lula manifestou sua disposição em trabalhar para ajudar Angola na implementação de políticas de solidariedade e cooperação científica e tecnológica.


Ele defendeu a necessidade dos ministros angolanos e brasileiros efetuarem visitas recíprocas para troca de experiência e conhecerem melhor a realidade de cada país, visando parcerias mais amplas.


Defendeu também uma relação mais forte entre o Brasil e a África, considerando que o Brasil tem recursos e tecnologia para investir nos países africanos.


Lula estimou que Angola tem potencial humano e recursos naturais para tornar-se um país extraordinário, desde que combine programas de crescimento econômico com a política social.
Durante a palestra, Lula transmitiu a sua experiência primeiro como líder sindical e depois como presidente do Brasil, enfatizando os programas “Fome zero” e “Bolsa família” que permitiram tirar milhões de brasileiros da pobreza extrema e a diminuição da violência.


Na sexta-feira à noite, Lula retornou ao Brasil.


Segunda-feira, viaja para o Chile, onde foi convidado a participar das comemorações do bicentenário do Congresso chileno, em Valparaíso. Permanecerá até terça-feira no país, e se encontrará com o atual presidente Sebastián Piñera e também com o ex-presidente Ricardo Lagos. (Com informações da Angola Press)



Nenhum comentário: