domingo, 19 de maio de 2013

Boato sobre fim do Bolsa Família causa confusão e tumulto em Estados do Nordeste

 
 
A falsa informação de que o programa do governo federal Bolsa Família seria extinto neste sábado (18) causou correria, confusão e tumulto em Estados do Nordeste no fim da tarde. O boato levou beneficiários a tentar sacar o dinheiro em casas lotéricas e terminais de autoatendimento da CEF (Caixa Econômica Federal).
O governo Federal e a Caixa emitiram notas desmentindo o boato e afirmaram que o calendário de pagamento continua valendo. As prefeituras de Conceição do Coité (BA) e Maceió (AL) também enviaram comunicados oficiais esclarecendo a situação.
Tumulto em Alagoas
A promotora do MP (Ministério Público Estadual) de Alagoas, Marluce Falcão, estava no Shopping Pátio Maceió e quando viu o tumulto na casa lotérica ficou assustada. Falcão é responsável pela fiscalização do Bolsa Família no MP e tentou explicar à multidão que a informação era inverídica.
"A história não procede. Conversei com algumas pessoas, mas é muita gente e não tem como controlar esse tumulto. Pedi à administração do shopping que reforçasse a segurança e acionasse a polícia porque ninguém consegue entrar ou sair daqui e a cada minuto chega mais gente", disse ela, temendo que se "todos os beneficiários de Maceió forem às agências bancárias e lotéricas será uma confusão descontrolada".
A empregada doméstica Jane Cabral, 39, foi uma das beneficiárias do Bolsa Família de Alagoas que acreditou no boato depois que uma vizinha passou pela casa dela, no fim da tarde, e avisou que estava indo sacar o dinheiro e que ela também teria de ir.
"Larguei o que estava fazendo e sai correndo para uma lotérica no supermercado aqui perto de casa, mas não consegui tirar o dinheiro. Tinha muita gente e o pessoal da lotérica avisou que tinha acabado o dinheiro em caixa. A confusão piorou porque ninguém acreditou e chamaram os seguranças do supermercado", contou.
Cabral disse que depois que viu que não ia conseguir sacar o dinheiro na lotérica que estava no bairro do Barro Duro chamou o marido e foi com ele a lotérica do bairro da Gruta de Lourdes, mas também a tentativa foi em vão."Estou sem acreditar que isso é boato porque todo mundo veio", disse ela.
A correria da dona de casa Anilsa Marques, 37, que mora na grota do Ouro Preto e estava com os dois filhos, de 8 e 9 anos, foi tão grande que durante o tumulto na lotérica do bairro da Gruta de Lourdes ela perdeu uma das sandálias. "O empurra-empurra está demais. Sai porque estou com meus filhos e não vou morrer imprensada", disse ela, descalça e dizendo que não estava ainda acreditando que não era boato.
Governo e Caixa desmentem boato
O governo Federal emitiu uma nota desmentindo o boato e afirmou que não há nenhuma mudança no calendário de pagamento. Segundo a nota do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), "não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família e não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa."
O governo ressaltou que o Bolsa Familia está completando 10 anos, possui 13,8 milhões de famílias beneficiadas e "continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil."
A CEF, responsável pelo pagamento do benefício, informou que "o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal".
A nota do banco reforça ainda que quem tiver dúvidas sobre o calendário de pagamento do programa deve consultar o site www.caixa.gov.br  ou telefonar para o número 0800 726 0101.
Prefeituras também esclarecem rumor
As prefeituras de Conceição do Coité (a 235Km de Salvador) e de Maceió (AL) afirmaram que a informação era um boato e destacaram que "o Programa Bolsa Família continua ativo e os benefícios continuam sendo pagos normalmente".
A secretária de Ação Social de Conceição do Coité, Evania Carneiro, orientou que as famílias devem continuar recebendo nos dias programados de acordo com o final do cartão. "Os benefícios que não forem sacados nas datas indicadas em seus finais podem ser sacados normalmente até o fim da folha de pagamento", informou. Na  Uol
 
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2013/05/boato-sobre-fim-do-bolsa-familia-causa.html

Nenhum comentário: