segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pistoleiros roubam madeira apreendida pela PF no Pará de madrugada e ameaçam trabalhadores



O deputado federal Cláudio Puty (PT/PA) denuncia, neste domingo:


Era 01:36 hs desta madrugada quando recebi um telefonema nervoso do município de Anapu, da parte de lideranças dos comunitários do PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) Esperança, onde há alguns anos atrás foi assassinada a Irmã Dorothy e hoje se trava uma disputa violenta contra os madeireiros que tentam extrair a madeira ilegalmente do assentamento.


Ontem à noite, um grupo de mais de uma dezena de pistoleiros invadiu o PDS com caminhões e equipamento para a remoção das toras que foram apreendidas pela Polícia Federal após denúncias da comunidade. A comunidade se preparava para reagir e novas mortes podem ocorrer.


A delegacia de polícia do município até este momento (9:47 de domingo) está fechada e ninguém consegue fazer a denúncia.


Os comunitários já informaram o Ministério Público Federal.


Já denunciei o caso à imprensa nacional e Polícia Federal. Acabei de falar com o Delegado Geral da Polícia Civil do Pará, Dr. Nilton Atayde, que imediatamente se colocou à disposição para reforçar o policiamento na região.


Comento: É desafio ao próprio estado democrático, madeireiros com um bando de jagunços armados, na calada da noite, roubarem madeira apreendida pela Polícia Federal.


É preciso tomar medidas urgentes contra esses pistoleiros e seus mandantes antes que mais lideranças comunitárias sejam assassinadas.


O governo do Pará é tucano. O que fazia a delegacia de polícia "convenientemente" fechada, numa área de permanente conflito?


Nenhum comentário: