quarta-feira, 1 de junho de 2011

Por que Dilma concedeu os três aeroportos?



Em reunião da Presidenta Dilma com governadores e prefeitos de cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014, o governo federal anunciou a decisão de conceder os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), para uma empresa privada, mantendo 49% da participação para o Infraero.


O modelo de concessão será por meio de sociedades de propósito específico (SPE), uma empresa privada, que ficará responsável por novas construções e pela gestão desses aeroportos. Como acionista relevante das SPEs, a Infraero participará das decisões da companhia.


Dilma concedeu os três aeroportos por pragmatismo e para não brigar com a realidade.


O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bitencourt, explicou que as medidas visam a atender a demanda, inclusive para a Copa do Munda de 2014.


O ideal seria que a Infraero desse conta de suprir todas as necessidades de expansão de um movimento aéreo que cresce vertiginosamente ano a ano, mas a empresa sofre com alguns problemas estruturais, além de legais, como embargos de licitações na justiça, paralisações pelo TCU, perdendo a agilidade, coisa que uma empresa privada fica livre destas amarras.

Se a Infraero corre o risco de não cumprir o cronograma, principalmente nos Aeroportos mais críticos, a Copa do Mundo também correria o risco de não ser a vitrine do Brasil positiva para o mundo, incrementando a indústria do turismo por vários anos seguintes, com geração de empregos e riqueza.


Segundo a Presidenta Dilma, o objetivo da concessão é também trazer ao Brasil grandes operadores aeroportuários internacionais, mantendo a Infraero em sociedade, para ter acesso ao conhecimento das melhores práticas e informações sobre o setor aeroportuário. A Presidenta acredita que isso fortalecerá a empresa, para abrir o capital (e ter uma governança nos melhores padrões, como da Petrobras, por exemplo).


As concessionárias terão obrigação de ampliar a capacidade dos aeroportos e também de melhorar a qualidade dos serviços.


Os editais de concessão serão elaborados por empresas especializadas, devendo estar prontos até dezembro de 2011.


A Infraero continuará a implementar os investimentos previstos no seu planejamento estratégico.






Nenhum comentário: