terça-feira, 10 de maio de 2011

Alguém puxou as orelhas da ANP




Alguém deve ter “chamado na chincha” (a expressão me foi sugerida aqui por um amigo mais velho, como sinônimo do também figurado “dar uma prensa”) – nas autoridades da área de energia, porque hoje, na Câmara, o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão prometeu ainda para hoje a “redução do preço do etanol na bomba”.


Mesmo que o ministro tenha feito todas as ressalvas de que “esse é um mercado livre”, só há uma maneira de dizer que “ainda hoje” isso vai acontecer. É a ANP, a quem compete fiscalizar esse “mercado livre” entrar de sola na formação de cartéis e manipulação de estoques. Coisa que, aliás, o ministro admitiu que está havendo:

- Nitidamente está havendo cartel. Pedi que a ANP fosse ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para que esse descalabro fosse resolvido – afirmou.


O ministro disse ainda que, a partir de agora, as punições para os donos de postos que formam cartéis na cobrança dos combustíveis serão rigorosas. Pode haver cobrança de multa e até o fechamento do posto.


Ora, esse poder é da ANP, que até agora, fingia não tê-lo.


Parece que acordaram alguém, não é?


PS. Apenas por mera coincidência, registro que a página de pesquisa de preços de combustíveis da ANP entrou em manutenção hoje de tarde.




Nenhum comentário: