sábado, 14 de maio de 2011

Inflação “bomba” nos EUA. Mas nada de subir juros




Benm Bernanke, presidente do Federal Reserve:

dólares a granel para reaquecer economia americana e enlouquecer as outras.






Deu na Reuters:
“A inflação ao consumidor dos Estados Unidos atingiu o maior nível em dois anos e meio, com os preços de alimentos e energia subindo, mas há poucos sinais de uma inflação mais ampla e problemática para o Federal Reserve.


O Departamento de Trabalho dos EUA informou nesta sexta-feira que o índice de preços ao consumidor subiu 0,4 por cento em abril, em linha com as expectativas do mercado, após uma alta de 0,5 por cento em março.


A alta, de acordo com as expectativas de economistas, levou a taxa anual de inflação para 3,2 por cento, a maior desde outubro de 2008.” (…)


O preço da gasolina foi responsável por quase metade da alta da inflação geral no mês passado, avançando 3,3 por cento. O preço dos alimentos subiu 0,4 por cento, após um acréscimo de 0,8 por cento em março.


Ajustada para a inflação, a renda semanal nos EUA caiu 0,3 por cento em abril, após um declínio de 0,4 por cento em março.”


Não vão mexer tão cedo na taxa de juros dos títulos americanos, que está em 0,25% ao ano, muito abaixo da inflação. Vão continuar imprimindo e espalhando dólares mundo afora, distorcendo as economias do mundo inteiro.

E o FMI quer que a gente aumente os nossos juros , que estão em 12%, contra uma taxa anualizada de 6,5% de inflação!


De conselhos do tipo “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” a gente já se encheu, não é?



Nenhum comentário: