quinta-feira, 26 de maio de 2011

Centrais pressionam para votar emenda das 40 horas




Foi muito positivo o ato exigindo a votação da Proposta de Emenda Constitucional 231/95, que reduz a jornada de trabalho, hoje à tarde, no Salão Negro do Congresso Nacional. Mais de 500 sindicalistas, dirigentes das centrais de todo o país se reuniram com deputados e com o presidente da Câmara, o deputado Marco Maia (PT-RS), para pedir que se vote a diminuição da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem alteração de salário.


Maia disse que instalará uma câmara de negociação para tentar um acordo e acelerar a votação. Eu, ao contrário, acho é que temos de votar, porque acho que esta câmara pode significar mais uma forma para postergar e adiar essa reivindicação do conjunto dos trabalhadores brasileiros. Ainda mais porque as próprias centrais sindicais admitem que a mudança pode ser progressiva.


A PEC já passou por todas as comissões permanentes da Câmara, a questão agora é mais política do que burocrática. E se é política, a mobilização dos trabalhadores será incisiva daqui pra frente, para que aconteça o que Maia garantiu, durante o ato: o projeto entrar na pauta do plenário ainda este ano.


Nenhum comentário: