segunda-feira, 9 de maio de 2011

Países ricos querem juro alto aqui, mas lá, não.




A matéria que o Estadão publica agora à noite é inacreditável. Os países ricos arranjaram um culpado para a inflação que também se assanhou por lá. Quem é este culpado? Isso mesmo, nós, os países em desenvolvimento. Leiam só:


“A pior crise financeira nos últimos 70 anos eclodiu nos países ricos. Mas agora esses governos cobram, justamente das economias em desenvolvimento, um abandono de políticas de estímulo ao crescimento, elevação de taxas de juros e cortes de gastos. Tudo para permitir que os países ricos, que patinam para sair da crise, evitem a “importação da inflação” e possam apresentar crescimento sustentável.


A cobrança é feita pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), alertando que a inflação nos países emergentes ameaça a recuperação da economia mundial, mas abrindo um racha entre emergentes e ricos. O BIS (o banco central dos bancos centrais) reúne na Basileia, na Suíça, autoridades monetárias do mundo, entre elas Alexandre Tombini, presidente do BC brasileiro.


A cobrança irritou representantes dos emergentes e alguns ironizaram o alerta como mais uma tentativa de transferir aos mercados em desenvolvimento a responsabilidade por tirar a economia mundial da incerteza.”


Que cara de pau! Os juros do Banco Central Europeu são 1,25% ao ano, muito abaixo da inflação européia. A taxa do Federal Reserve americano, 0,25% ao ano. A brasileira, 12%. Eles despejam dinheiro a rodo aqui, especulam, ajudam a inflacionar a economia e nós é que somos os culpados da inflação deles!


Até o lobo da fábula tinha argumentos com o cordeiro.



Nenhum comentário: