segunda-feira, 23 de maio de 2011

Palocci entregou Francenildo aos Marinho




Nogueira: Palocci tratou direto com os Marinho




Leonardo Attuch – leia o “Em tempo” – liga em “missão de paz”, diz ele.


É para chamar a atenção da entrevista que fez para o seu site com o diretor da revista ÉPOCA, na época em que a ÉPOCA detonou o Francenildo:


Exclusivo: ex-diretor da Globo diz ao 247 que Palocci levou o dossiê Francenildo aos Marinho

Leonardo Attuch_247 – De Londres, o jornalista Paulo Nogueira, ex-diretor das Organizações Globo, que foi responsável por todas as revistas do grupo, acaba de conceder uma entrevista telefônica ao Brasil 247. Ele conta como foi a operação, pilotada pelo ex-ministro Antonio Palocci, para desqualificar o caseiro Francenildo Costa em 2006. Leia:


Brasil 247 – Como chegou à redação da Época o dossiê Francenildo?


PAULO NOGUEIRA – O assunto foi levado diretamente pelo ministro Palocci à cúpula das Organizações Globo.


247 – Quando você diz cúpula, a quem se refere? Ao Ali Kamel, o diretor de jornalismo?


NOGUEIRA – Não, o Ali Kamel respondia pela televisão. Eu me refiro aos acionistas.247 – À família Marinho, portanto.


NOGUEIRA – Isso.


247 – E qual foi a motivação?


NOGUEIRA – Estávamos todos naquela briga das semanais, competindo pelo furo da semana. Só depois ficou claro que a revista Época foi usada como instrumento do ministro Palocci.


247 – Mas, quando surgiu também um crime, uma quebra de sigilo bancário de um indivíduo pelo Estado, você não pensou em abrir uma discussão sobre quebrar o sigilo da fonte e revelar que o ministro Palocci estava por trás de tudo?


NOGUEIRA – Aquilo seria um constrangimento para todos nós, e para a própria revista. E em qualquer empresa existem limitações. Além do mais, tem a vida que segue, a semana seguinte, o projeto de uma nova revista…


247 – Mas por que só agora você decidiu trazer este caso a público?


NOGUEIRA – Uma indignação, o desejo de que meus filhos vivam num país melhor. Tem um conceito do George Orwell que eu admiro muito: decência básica. Só isso. E agora, aqui em Londres, num período sabático, tenho mais liberdade. A história brasileira precisa ser escrita com correção. E fato é: o dossiê Francenildo foi levado à cúpula da Globo pelo ministro Palocci.


247 – O ministro Palocci foi inocentado no caso e a maior parte da culpa recaiu sobre os ombros do seu assessor Marcelo Netto.


NOGUEIRA – O Marcelo Netto tratou do assunto com a sucursal Brasília da Época. Todos sabiam que ele agia a mando do Palocci.


247 – Mas o fato é que ele foi inocentado no Supremo e voltou à vida pública. Se esse processo fosse reaberto, a pedido, por exemplo, do caseiro, você diria as mesmas coisas em juízo?


NOGUEIRA – Evidentemente, eu respondo pelo que eu escrevo. Estou em Londres e no próximo ano estarei de volta ao Brasil


Clique aqui para ler “Palocci e o “Feirão da Caixa” vão eleger Cerra em 2014″.


Clique aqui para votar no Não e o Sim com Palo Henrique Amorim:



Paulo Henrique Amorim


Nenhum comentário: