terça-feira, 24 de maio de 2011

Petrobras terá porto em alto-mar para o pré-sal





O pessoal que andava agourando para a Petrobras cortar seus investimentos não deve estar gostando nada da notícia dada hoje pelo diretor de abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, de que a está sendo aberta a licitação para um navio-depósito que servirá como “porto em alto-mar” para o transporte do petróleo produzido no pré-sal.


O terminal flutuante ficará a cerca de 90 km da costa entre Rio de Janeiro e São Paulo e consistirá num grande navio, com capacidade de receber, armazenar e transferir para outras embarcações até 2 milhões de barris diários de óleo. Para você ter ideia, isso significa quase toda a produção atual da companhia, em todo o país.


Paulo Roberto Costa explicou que a primeira fase do projeto custará cerca de US$ 350 milhões e responde ao esgotamento dos espaços para operações petroleiras em Angra dos Reis e em Santos. A petrobras estuda ainda a instalação de outros dois terminais assim e a construção de um terminal convencional em Itaguaí, no Rio de Janeiro.


“É uma solução tecnicamente interessante e economicamente muito favorável, pelo custo e pelo tempo de execução do projeto. É ideal para aumentarmos nossa produção e nossa exportação”,explicou Costa.




Nenhum comentário: