terça-feira, 24 de maio de 2011

Wikileaks mostra armação com arquivos das Farc




Há poucos dias, registrei aqui que os supostos arquivos da guerrilha colombiana, usados sem o menor pudor pela imprensa brasileira para fazer as mais graves acusações – veja ao lado esta capa de O Globo – haviam sido rejeitados pela Justiça da Colômbia.


Hoje, o site Opera Mundi faz revelações ainda mais graves. Revela que, de acordo com telegramas diplomáticos vazados pelo Wikileaks, aquilo foi uma montagem que envolveu o governo colombiando e o fornecimento de dinheiro ao “instituto” que fez o exame “pericial” dos discos de computadores supostamente apreendidos no ataque a um acampamento das Farc, no Equador.


“Uma série de despachos publicados pelo jornal colombiano El Espectador informou que a administração Uribe utilizou “estrategicamente” o material que foi entregue a vários países e “que inclusive conseguiu fundos privados para que um organismo estrangeiro direcionasse às conclusões”. O trecho se refere ao relatório do Instituto de Estudos Estratégicos (IISS) “Dossiê das FARC: os arquivos secretos de Venezuela, Equador e Raúl Reyes”, publicado este mês.”

Leia a matéria completa no Opera Mundi.


Porque na imprensa brasileira, a que acusa um presidente eleito de um país vizinho de ser mandante de assassinatos, você não vi ler nada. Ou uma notinha, sumida lá nas páginas internas.



Nenhum comentário: