sexta-feira, 20 de maio de 2011

Carga tributária: Ipea confirma que pobre paga mais imposto




Hoje, mais cedo, a propósito da divulgação dos dados da arrecadação de impostos, citei um estudo do Ipea para mostrar que os pobres, proporcionalmente, pagavam muito mais impostos no Brasil. A pesquisa era antiga, tinha três anos e, coincidentemente, saiu hoje uma nova.


Que diz o mesmo.


Para os 10% mais pobres da população, a carga de impostos atinge cerca de 30% da renda. No outro extremo, nos 10% mais ricos,a carga tributária representa 12%.


O estudo revela que a renda dos mais pobres subiu. Em 2003, a renda dos 20% mais ricos era 6,4 vezes a que cabia aos 40% mais pobres, e esta proporção baixou para 5,6 vezes em 2009.


Mas junto com ela também subiram os impostos, que são basicamente os indiretos, cobrados sobre o preço dos produtos, e não sobre renda e patrimônio.


Vocês vão ver, na hora em que começarmos a discutir a sério uma reforma tributária, como vai ser a grita quando, para compensar a queda no imposto dos produtos e alimentos, tiverem de ser elevados os impostos sobre as altas rendas e os bens patrimoniais.


Nenhum comentário: