quinta-feira, 19 de maio de 2011

Psol vai ao Conselho de Ética contra Bolsonaro após bate-boca




A bancada do Psol no Congresso anunciou que vai protocolar nesta quarta-feira representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara. Na semana passada, ao final da reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado, o parlamentar discutiu com a senadora Marinor Brito (Psol-PA), a quem chamou de "heterofóbica".


Na ocasião, a comissão votava o Projeto de Lei 122/2006, que criminaliza a homofobia. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) concedia uma entrevista a emissoras de TV e Bolsonaro exibia para as câmeras panfletos que acusavam o governo de estimular a homossexualidade nas escolas. Marinor tentou tirá-lo do local e chamou Bolsonaro de homofóbico, que rebateu com a expressão.


Além disso, segundo a sigla, o deputado tem "propagado o preconceito e a violência contra a comunidade LGBT" em pronunciamentos na Câmara e declarações à imprensa. Devem levar a representação à sala do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar o presidente do Psol Afrânio Boppré, os deputados Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ) e os senadores Marinor Brito e Randolfe Rodrigues (AP).


Marinor já havia entrado com representação na procuradoria do Senado pela instauração de processo disciplinar contra Jair Bolsonaro. A assessoria da senadora também informou que uma ação penal na Justiça por injúria e danos morais poderia ser movida.



Nenhum comentário: